segunda-feira, 25 de março de 2013

COSTUMES ÁRABES: O ZELO PELA PRIVACIDADE

Ao observar os costumes de outros povos, aprendemos muito sobre os valores culturais e religiosos dos mesmos. Os árabes, por exemplo, possuem um zelo primoroso pela privacidade, seja na vida pessoal, profissional e até mesmo em construções civis, que refletem essa importante característica.
As casas são construídas de forma que seus vizinhos não verão os moradores de nenhuma parte da casa. E as paredes são geralmente bem largas para proporcionar a redução de barulho de trânsito ou de outros vindos da rua. Esse fato é muito interessante, visto que na sociedade atual há muita ênfase para programas de TV como o “Reality show”, onde a vida privada é exposta totalmente. Mesmo assim, o zelo pela privacidade persevera no mundo árabe, sendo um costume não falar de problemas pessoais ou familiares em âmbito público, inclusive com grande preocupação para que as pessoas não saibam o que está acontecendo.
O zelo pela privacidade é embasado no respeito pelo espaço do outro, sendo assim, ao visitar uma casa, é recomendável tomar a iniciativa de entrar somente quando for convidado. Há uma interessante passagem corânica que revela essa atitude: “Ó crentes, não entreis em nenhuma casa além da vossa, a menos que peçais permissão e saudeis os seus moradores. Isso é preferível para vós; quiçá, assim, mediteis. Porém, se nelas não achardes ninguém, não entreis, até que vo-lo tenham permitido. E se vos disserem: Retirai-vos!, atendei-os, então; isso vos será mais benéfico. Sabei que Allah é Sabedor de tudo quanto fazeis.” (Alcorão, An-Nur:27-28)
 
FONTE BLOG DENIFE BONFIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário